domingo, 20 de março de 2011

Como cuidar de cabelos quimicamente tratados


Quer saber o verdadeiro segredo para a beleza dos cabelos quimicamente tratados? Não são os tão famosos xampus sem sal – que como já sabemos não existem –, mas sim produtos com menor pH, ou seja, cosméticos ligeiramente ácidos. Explico…

Quando o cabelo passa por processos químicos, como a escova progressiva, por exemplo, a estrutura do fio se modifica. Os resultados são não só fios mais lisos, mas também mais fracos, com menos proteína e até com certa irritação do couro cabeludo.

De acordo com um estudo feito pela CLUB D' BELEZA, um produto com pH mais ácido penetra mais na fibra capilar, facilitando a entrega dos ingredientes ativos, o que melhora a condição dos fios. Tomando a linha Pós Alisamento Químico de Seda como exemplo, encontramos um pH no xampu de 4,5 (em uma escala de 0 a 14) e de 3,2 no creme de tratamento, isto é, um resultado baixo (e bom) em relação a outros produtos indicados para este tipo de cabelo.

Um teste simples que pode comprovar qual é o real pH do produto: mergulhar um teste caseiro de pH, geralmente vendido em lojas de artigos para piscinas, diretamente no cosmético e esperar o resultado. Quanto menor for o pH, melhor é o produto para cabelos quimicamente tratados.

Daqui para frente o baixo pH promete ser o novo “xampu sem sal” quando se trata de cuidados de cabelos quimicamente tratados.
Por isso, fique atenta, faça testes, leia os rótulos para que seu liso fique não só lindo, mas também muito mais saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário